domingo, 19 de abril de 2009

Wiñazki defende integração entre teoria e prática jornalística


Pesquisador destaca mudanças no
comportamento do leitor

Em sua conferência sobre “O ensino de jornalismo em seus contextos sócio-econômicos” o professor Miguel Wiñazki (Universidade de Buenos Aires e de Belgrado/Argentina) destacou que as escolas estão hoje diante de um enorme desafio, pois estão ensinando jornalismo em um momento revolucionário. Enfatizou a necessidade de considerar as diferenças existentes entre o jornalismo impresso e o jornalismo para a Internet.

Wiñazki o fato de que as escolas estão diante de uma geração que está aprendendo a se informar pela web. A nova geração de estudantes de jornalismo, em sua visão, possui uma nova forma de olhar e fazer a leitura das informações. Apresentou dados que mostram diferenças profundas no modo de absorver informação impressa e através de monitores.

O palestrante enfatizou a necessidade de se incorporar as teorias aos processos de ensino do jornalismo, pois do contrário se acentua a dicotomia entre teoria e prática profissional. As teorias, entretanto, devem estar conectadas efetivamente com a realidade de produção da notícia.

A conferência integrou as atividades do II Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo do FNP, realizado nesta domingo (19/04) pela manhã, no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte

Seguidores

Arquivo do blog