Alfredo Vizeu, Carmen Pereira e Edson Spenthof no 3º Encontro de Coordenadores
O presidente do FNPJ, Edson Spenthof, apresentou a proposta da entidade para as diretrizes, ressaltando que o documento tem um caráter inicial, e deve servir como referência para as discussões que acontecerão durante o encontro nacional. Spenthof também informou que o Fórum está tomando diversas iniciativas com a finalidade de dar continuidade às discussões com a comunidade. Entre esta, destacou a criação de um blog consulta sobre o tema. O endereço do blog é http://www.diretrizesjornalismofnpj.blogspot.com/.
Spenthof também defendeu que o resultado do trabalho da comissão de especialistas nomeada pelo MEC deve ser submetido a uma nova rodada de audiências públicas. Em sua opinião, isto poderá enriquecer muito o debate sobre o tema e o resultado do trabalho.Em sua visão, o ponto de partida para a construção das diretrizes deve ser o próprio conceito de jornalismo.
O jornalista Alfredo Vizeu (integrante da Comissão do MEC responsável pela elaborarção da proposta de diretrizes), convidado pelo Fórum para participar da mesa, informou que neste momento a principal tarefa do grupo é justamente ouvir a comunidade e neste sentido as audiências públicas são muito importantes.Vizeu também defendeu a necessidade de formação específica em jornalismo e observou que um dos aspectos que justifica esta posição é o caráter central que a ética assume no método de trabalho do jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário