domingo, 19 de abril de 2009

Carta de BH enfatiza luta pelo campo do jornalismo


Spenthof relata atividades da diretoria do FNPJ

A defesa pública do campo jornalístico e da exigência de se manter a exigência de formação universitária em jornalismo para o exercício profissional. Este é um dos pontos da Carta de Belo Horizonte, documento político aprovado na assembléia de encerramento do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizada neste domingo, no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte.

Em relação ao tema o documento registra que a “posição está baseada no entendimento de que o compromisso da mídia com a cidadania passa pela atuação independente, plural, ética e responsável dos jornalistas que atuam nos mais diversos meios e espaços de produção editorial”.

A carta também trata do envolvimento no debate sobre as diretrizes curriculares e da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, programada para o mês de dezembro deste ano.Na prestação de contas da diretoria o presidente Edson Spenthof destacou a atuação da diretoria na interlocução com o Ministério da Educação. Informou sobre a audiência realizada com o ministro Fernando Haddad, a instituição de uma comissão em conjunto com a Fenaj e SBPJor, produção de um documento e inclusão do tema na pauta do Encontro Nacional.

Outro destaque nas atividades foi o envolvimento na luta em defesa da manutenção da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. O relato também mencionou a realização dos encontros estaduais no segundo semestre de 2008, com a mobilização de professores de jornalismo de todas as regiões do país.

A assembléia aprovou proposta da atual diretoria, de alterar a periodicidade dos encontros nacional e estaduais do FNPJ. Com isto, a partir de agora, os encontros serão realizados a cada dois anos, de forma intercalada. O próximo encontro nacional, entretanto será realizado em 2010, em virtude da necessidade de realização da eleição da nova diretoria para o biênio 2010/2012. Os encontros estaduais e regionais deverão ser realizados somente em 2011, mas os estados e regiões que quiserem manter encontros já programados para este ano podem manter a realização.

A coordenadora local do encontro, professora Sandra Freitas, ao avaliar as atividades afirmou que o saldo foi positivo. Sugeriu também repensar o calendário de organização, a fim de que se facilite a captação de recursos, tanto nas agências de fomento científicas quando na iniciativa privada.Outra decisão tomada pela assembléia foi a aprovação formal da continuidade do FNPJ como signatário do Programa Nacional de Qualidade do Ensino em Jornalismo, que foi atualizado em 2008, em um evento de caráter nacional realizado em Florianópolis pela Fenaj.

Em relação à sede do Encontro Nacional de 2009 a diretoria relatou que trabalha com três alternativas, mas que ainda não possui formalização das propostas. Desta forma, a assembléia delegou a decisão à diretoria, que terá prazo de no máximo 90 dias para encaminhar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte

Seguidores

Arquivo do blog