Fátima de Oliveira
Para consolo da classe de jornalistas, o prof.Dr. Paulo Roberto Botão(FNPJ) disse que a existência da internet não implica no desaparecimento do jornal impresso. Botão participou, na manhã deste sábado, da palestra sobre “ O ensino e a realidade do Jornalismo Brasileiro: impactos e influências mútuas”.
“Tampouco o surgimento de outros meio de comunicação”, enfatiza o professor, argumentando que o que pode acontecer é os jornais se tornarem mais parecidos com revistas, com mais ilustrações, com mais fotos, mais gráficos e se tornando mais opinativos e não essencialmente noticiosos.
A internet agora tende a mudar, adotando-se o jornalismo apropriado: “utilizando-se de vídeos, de fotos, som e imagem no mesmo texto, fazendo surgir uma nova linguagem.
Mas nem tudo são louros para essa modalidade da nova ferramenta. “Coisa seria na internet é o direito autoral, não só no jornalismo mas noutros formatos de comunicação. É preciso que se aborde o problema na escola, alertando para o direito autoral, buscando apoio das entidades sindicais, da sociedade. O que pode contribuir bastante para amenizar o problema e enfatizar valores éticos.
Na opinião de Paulo Botão, é necessário a união de escolas, entidades sindicais e sociedade para a defesa do direito autoral na internet. “O futuro do jornalismo , portanto, está na linguagem da narrativa multimidia sempre aliada à prática da ética, concluiu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- FNPJ
- Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(33)
-
▼
abril
(33)
- Confira albuns de fotos do XII ENPJ
- GP de Pesquisa na Graduação estabelece plano de co...
- Participação dos estudantes
- Importância da imagem no jornal impresso
- Fórum cada vez melhor e mais democrático
- Carta de BH enfatiza luta pelo campo do jornalismo
- Carta de Belo Horizonte
- Dificuldades sobre um novo olhar jornalístico
- Conselho Nacional de Jornalismo - o assunto não mo...
- Colóquio aprofunda debate sobre formação
- Imagens do XII ENPJ em Belo Horizonte
- Agudelo aborda pedagogia construtivista
- Wiñazki defende integração entre teoria e prática ...
- Engajar-se é preciso!
- Desafios do ensino e da prática jornalística
- Ética e formação jornalística
- GP Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino r...
- Troca de experiências em atividades de Extensão
- Saiba como foi a sessão de relatos
- Registros do XII Encontro dos Professores de Jorna...
- Grandes jornais querem dominar conteúdos
- O jornalista ajuda a sociedade a compreender
- Internet não põe fim ao jornalismo impresso
- Memória das palestras no Twitter
- Questão do Diploma: desânimo dos estudantes
- Ensino de jornalismo garante capacitação do profis...
- O ensino e a realidade do Jornalismo brasileiro: i...
- Cobertura do XII ENPJ está disponível em áudio
- Estudantes de Jornalismo produzem vinheta do XII ENPJ
- Debate das diretrizes abre XII ENPJ
- Assembléia vai avaliar calendário de encontros do ...
- Sessão de pôsteres abre espaço à iniciação científica
- Inscrições para Encontro Nacional de Professores v...
-
▼
abril
(33)
Nenhum comentário:
Postar um comentário