Mariana Costa
Durante a abertura do II Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo do FNPJ o professor Sérgio Luiz Gadini levantou questões, que segundo ele, refletem no processo de formação dos futuros jornalistas. Uma delas, seria a fragilidade das relações entre os membros da classe sob o ponto de vista da organização, aponta a falta de interação até mesmo virtual dessas pessoas.
Gadini considera que a falta de envolvimento de alguns professores nos problemas cotidianos do jornalismo tem reflexos imediatos na formação do profissional, que gera leituras pouco comprometidas com as relações sociais do país.
Outra temática estaria na relação de sala de aula, que para ele precisa ser pensada para o grande campo, e por isso de igual para igual."É comum que estudantes apresentem críticas quanto a atuação dos professores, que muitas vezes não são vistas sob um ponto de vista coorporativo", Sérgio Gadini lembra que os alunos são jornalistas em potencial.
O professor fala sobre um "mercado da academia" que acaba por reprOduzir um modo hegemônico do fazer jornalístico, que discute questões de outras áreas, mas pouco reflete sobre si mesma. Defende portanto, a busca da auto-legitimação do campo para evitar o enfraquecimento da classe.
"É preciso uma reflexão coletiva de um problema que nos pertence", respondeu Gadini ao aluno Bruno Lara da Faculdade Estádio de Sá do Rio, sobre a ausência de um liderança e estímulo da classe jornalística quanto à luta pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- FNPJ
- Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(33)
-
▼
abril
(33)
- Confira albuns de fotos do XII ENPJ
- GP de Pesquisa na Graduação estabelece plano de co...
- Participação dos estudantes
- Importância da imagem no jornal impresso
- Fórum cada vez melhor e mais democrático
- Carta de BH enfatiza luta pelo campo do jornalismo
- Carta de Belo Horizonte
- Dificuldades sobre um novo olhar jornalístico
- Conselho Nacional de Jornalismo - o assunto não mo...
- Colóquio aprofunda debate sobre formação
- Imagens do XII ENPJ em Belo Horizonte
- Agudelo aborda pedagogia construtivista
- Wiñazki defende integração entre teoria e prática ...
- Engajar-se é preciso!
- Desafios do ensino e da prática jornalística
- Ética e formação jornalística
- GP Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino r...
- Troca de experiências em atividades de Extensão
- Saiba como foi a sessão de relatos
- Registros do XII Encontro dos Professores de Jorna...
- Grandes jornais querem dominar conteúdos
- O jornalista ajuda a sociedade a compreender
- Internet não põe fim ao jornalismo impresso
- Memória das palestras no Twitter
- Questão do Diploma: desânimo dos estudantes
- Ensino de jornalismo garante capacitação do profis...
- O ensino e a realidade do Jornalismo brasileiro: i...
- Cobertura do XII ENPJ está disponível em áudio
- Estudantes de Jornalismo produzem vinheta do XII ENPJ
- Debate das diretrizes abre XII ENPJ
- Assembléia vai avaliar calendário de encontros do ...
- Sessão de pôsteres abre espaço à iniciação científica
- Inscrições para Encontro Nacional de Professores v...
-
▼
abril
(33)
Nenhum comentário:
Postar um comentário