domingo, 19 de abril de 2009

Engajar-se é preciso!

Mariana Costa

Durante a abertura do II Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo do FNPJ o professor Sérgio Luiz Gadini levantou questões, que segundo ele, refletem no processo de formação dos futuros jornalistas. Uma delas, seria a fragilidade das relações entre os membros da classe sob o ponto de vista da organização, aponta a falta de interação até mesmo virtual dessas pessoas.

Gadini considera que a falta de envolvimento de alguns professores nos problemas cotidianos do jornalismo tem reflexos imediatos na formação do profissional, que gera leituras pouco comprometidas com as relações sociais do país.

Outra temática estaria na relação de sala de aula, que para ele precisa ser pensada para o grande campo, e por isso de igual para igual."É comum que estudantes apresentem críticas quanto a atuação dos professores, que muitas vezes não são vistas sob um ponto de vista coorporativo", Sérgio Gadini lembra que os alunos são jornalistas em potencial.

O professor fala sobre um "mercado da academia" que acaba por reprOduzir um modo hegemônico do fazer jornalístico, que discute questões de outras áreas, mas pouco reflete sobre si mesma. Defende portanto, a busca da auto-legitimação do campo para evitar o enfraquecimento da classe.

"É preciso uma reflexão coletiva de um problema que nos pertence", respondeu Gadini ao aluno Bruno Lara da Faculdade Estádio de Sá do Rio, sobre a ausência de um liderança e estímulo da classe jornalística quanto à luta pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte

Seguidores

Arquivo do blog