Os professores, estudantes e profissionais presentes no XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), realizado em Belo Horizonte-MG, entre os dias 16 e 19 de abril de 2009, assumem a defesa pública do Campo Jornalístico e confirmam a necessidade de manter a exigência de formação universitária em Jornalismo para o exercício profissional. Tal posição está baseada no entendimento de que o compromisso da mídia com a cidadania passa pela atuação independente, plural, ética e responsável dos jornalistas que atuam nos mais diversos meios e espaços de produção editorial.
A defesa da formação superior específica é uma garantia de qualificação profissional e, pois, uma possibilidade concreta de assegurar mais autonomia profissional à produção jornalística. A ameaça à exigência do diploma universitário para acesso profissional significa, assim, colocar em risco a ética jornalística, que proporciona uma informação plural e fortalece a democracia. Afinal, o jornalismo é um serviço público e não pode ficar refém de alguns poucos empresários, que têm apenas interesses econômicos ou eleitoreiros para ampliar o controle sobre a mídia brasileira.
Os professores ratificam as bases que orientam a proposta do FNPJ apresentado à Comissão do MEC que vai elaborar as novas diretrizes ao ensino universitário do Jornalismo, bem como apostam no trabalho da comissão em apresentar um projeto comprometido com a melhoria da qualidade do ensino na área e na definição de critérios para normatizar a abertura, credenciamento, renovação e avaliação dos cursos de Jornalismo.
Os participantes do ENPJ entendem, ainda, que a Iª Conferência Nacional de Comunicação – marcada para os dias 1º a 3 de dezembro 2009 – é uma conquista inédita da sociedade brasileira na definição de diretrizes e políticas estratégicas de ação para marcar o compromisso da mídia com os interesses públicos, criando mecanismos para que a comunicação não seja usada para atender vontades e vantagens eleitoreiras ou econômicas de alguns poucos grupos empresariais.
As três ações acima indicadas – garantia da exigência de formação para exercício do Jornalismo, aprovação de novas diretrizes para o ensino de Jornalismo e a aposta numa Conferência Nacional de Comunicação representativa e norteada pelo interesse público – representam e marcam a confluência de estratégias que podem fortalecer a democracia e as condições ao exercício da cidadania, em que a mídia tem um papel fundamental nas sociedades contemporâneas.
Ao entender que o fortalecimento do campo jornalístico pressupõe a organização dos atores sociais – professores, profissionais, estudantes e pesquisadores –, os presentes no 12º ENPJ assumem um compromisso pelo fortalecimento das entidades representativas do setor, realizando atividades públicas (debates e manifestações, forçando o diálogo e cobrança dos gestores responsáveis pelas ações da área), em parceria com os Sindicatos e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), dentre outras entidades.
Por fim, os professores presentes ao 12º ENPJ ratificam a defesa do Jornalismo e convidam os representantes dos diversos setores, grupos e movimentos da sociedade civil organizada para reforçar um compromisso público dos representantes parlamentares e do judiciário brasileiro (STF) pela manutenção da exigência de formação universitária para o exercício do Jornalismo. Afinal, a defesa da Regulamentação Profissional do Jornalismo é a defesa da própria democracia e, portanto, uma luta de todos.
Belo Horizonte, abril de 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- FNPJ
- Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(33)
-
▼
abril
(33)
- Confira albuns de fotos do XII ENPJ
- GP de Pesquisa na Graduação estabelece plano de co...
- Participação dos estudantes
- Importância da imagem no jornal impresso
- Fórum cada vez melhor e mais democrático
- Carta de BH enfatiza luta pelo campo do jornalismo
- Carta de Belo Horizonte
- Dificuldades sobre um novo olhar jornalístico
- Conselho Nacional de Jornalismo - o assunto não mo...
- Colóquio aprofunda debate sobre formação
- Imagens do XII ENPJ em Belo Horizonte
- Agudelo aborda pedagogia construtivista
- Wiñazki defende integração entre teoria e prática ...
- Engajar-se é preciso!
- Desafios do ensino e da prática jornalística
- Ética e formação jornalística
- GP Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino r...
- Troca de experiências em atividades de Extensão
- Saiba como foi a sessão de relatos
- Registros do XII Encontro dos Professores de Jorna...
- Grandes jornais querem dominar conteúdos
- O jornalista ajuda a sociedade a compreender
- Internet não põe fim ao jornalismo impresso
- Memória das palestras no Twitter
- Questão do Diploma: desânimo dos estudantes
- Ensino de jornalismo garante capacitação do profis...
- O ensino e a realidade do Jornalismo brasileiro: i...
- Cobertura do XII ENPJ está disponível em áudio
- Estudantes de Jornalismo produzem vinheta do XII ENPJ
- Debate das diretrizes abre XII ENPJ
- Assembléia vai avaliar calendário de encontros do ...
- Sessão de pôsteres abre espaço à iniciação científica
- Inscrições para Encontro Nacional de Professores v...
-
▼
abril
(33)
Nenhum comentário:
Postar um comentário