domingo, 19 de abril de 2009

Dificuldades sobre um novo olhar jornalístico

Foto: Lincon Zarbietti

Matéria: Graziele Lopes


Os professores Reinaldo Maximiano e Aurélio José, professores do Centro Universitário UNA, participaram da XII edição do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Eles abordaram o tema “O ensino interdisciplinar no gerenciamento das zonas de tensão na produção jornalística: a experiência da Revista Contornos”. “Neste trabalho observamos as dificuldades dos alunos em produzir um novo olhar para abordar os temas jornalísticos”, enfatizou Aurélio. Os dois professores, foram orientadores dos alunos do 4º e 5º períodos no 2º semestre de 2008 na disciplina TIDIR.

O TIDIR, trabalho interdisciplinar, é uma disciplina que vem atrelada a todos as outras matérias cursadas no período. No caso do trabalho desenvolvido pelos professores, o produto final foi a Revista Contornos, elaborada totalmente pelos alunos. Nesta disciplina, todos os professores participam e dedicam parte do tempo para auxiliar os alunos. Os orientadores observaram a dificuldades dos alunos em sair do factual e abordar os temas com novos olhares. “Não mudar a visão de abordagem da notícia é como fazer chover no molhado”, concluiu Reinaldo. Os orientadores garantiram que este conceito foi trabalhado com os alunos e o resultado foi muito interessante e atendeu todas as expectativas do objetivo da disciplina no período. “Este tipo de trabalho é muito interessante, pois hoje com a internet e outros meios de comunicação, quase não se vê o repórter em contato com o fato, é importante resgatar a função do repórter de ir para a rua”, acrescentou o participante e professor Marcus Assis Lima da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.


A Revista Contornos abordou vários temas, como cegueira, moradores de ruas e Forró do Mangabinha. Em todas as matérias escritas, os alunos abordaram as notícias de forma diferente do factual, eles viraram personagem e estiveram no lugar onde acontecem os fatos para relatar. No caso da cegueiras, as alunas tiveram a experiência de passar 12 horas vendadas para relatar a experiência de não enxergar. Na abordagem dos moradores de rua, os alunos foram conversar diretamente com eles e no Forró do Mangabinha, as alunas foram para a casa de shows. Todas as matérias da revista, foram feitas com estes critérios de apuração.

Um comentário:

Quem sou eu

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Blog do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte

Seguidores

Arquivo do blog