Agudelo: jornalismo participativo
O pesquisador Carlos Agudelo Castro (Universidade de Antioquia/ Medellín – Colômbia), em sua palestra no II Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo, apresentou proposta de uma pedagogia construtivista para o ensino de jornalismo.
O ensino realizado no ambiente da própria redação, que permite aos estudantes aprender no processo de construção da notícia, em sua opinião é a melhor estratégia para preparar novos jornalistas. Nesta perspectiva, o professor assume o papel de editor, e se reproduz o ambiente de produção da informação.
A metodologia, entretanto, necessita de procedimentos planejados, com instrumentos de acompanhamento, que permitem ao docente acompanhar todo o processo e interagir permanentemente com os estudantes.
O ensino realizado no ambiente da própria redação, que permite aos estudantes aprender no processo de construção da notícia, em sua opinião é a melhor estratégia para preparar novos jornalistas. Nesta perspectiva, o professor assume o papel de editor, e se reproduz o ambiente de produção da informação.
A metodologia, entretanto, necessita de procedimentos planejados, com instrumentos de acompanhamento, que permitem ao docente acompanhar todo o processo e interagir permanentemente com os estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário